Acrílico comparado com o metal

19/02/2018

O metal versus o plástico é um argumento antigo e é provável que você ou sua empresa os tenha comparado anteriormente com projetos anteriores. No entanto, as inovações tanto em materiais plásticos quanto em capacidades de processo, aliadas às mudanças nas demandas da indústria, fecharam muitas das falhas de desempenho físico e de custo que já existiam entre o metal e o plástico.

Muitas indústrias, como aeroespacial, dispositivos médicos e trânsito em massa, estão percebendo o potencial das vantagens atualizadas de substituir peças metálicas de grande escala, interior ou cerco por materiais plásticos e processos de fabricação, como materiais termoplásticos e o processo de termo formação de plástico.

Abaixo estão 5 comparações chaves a considerar:

1. Peso

O peso pesado é igual a custos mais pesados. Eficiência de combustível, custos de manutenção, logística, instalação - todos veem reduções significativas de custos em parte com uma diminuição do peso parcial. Referenciando o gráfico abaixo, você pode ver que esta é uma grande vantagem que o plástico tem sobre o metal.

Se você fizesse uma peça de aço e compare-a com a mesma peça feita de termoplástico, a peça de plástico poderia ser mais do que 6 vezes mais leve.

Pegue a mesma parte, agora fabricada com alumínio, e a versão em plástico seria aproximadamente metade do peso.

2. Relação Força-peso

No passado, um dos maiores obstáculos à substituição de peças metálicas por plástico era que o plástico, embora muito mais leve, não podia competir com as características de força do metal. Agora, com avanços em compósitos plásticos e a adição de fibras de carbono ou outras fibras de vidro a formulações de materiais plásticos, os produtos termoplásticos podem realizar e, em alguns casos, até mesmo superar o metal em razões como força-a-peso e força-a- rigidez.

A Relação Força-Peso, também conhecida como Força Específica, é a força de um material (força por unidade de área em falha) dividida pela sua densidade.

Ao referenciar o gráfico abaixo, note que exemplos de termoplasticos residem nas categorias de compostos e polímeros e que esses dados podem não incluir todos os produtos de materiais termoplásticos, muitos dos quais são especialmente formulados para competir com metal e ligas em força e rigidez. Os dados para esses materiais podem ser encontrados em sites de fabricação de materiais termoplásticos.

3. Relação Força-a-Rigidez

A Relação Força-Rigidez, também chamada de Módulo Específico, é uma propriedade do material consistindo no módulo de elasticidade por massa de um material.

4. Produção / tempo de entrega

Se você está tentando cumprir um prazo ou preencher pedidos para um aumento na demanda, o tempo de mercado pode ser um fator essencial para o sucesso de qualquer projeto. Com um processo dramaticamente menos intensivo em mão-de-obra, o termoformagem plástica pode economizar tempo de produção, energia, mão-de-obra e custo em comparação com componentes de fabricação de processos metálicos.

5. Capacidade de design e custo

Você não precisa assistir o processo de fabricação de chapas por muito tempo para tirar o fato de que o metal pode ser difícil de trabalhar e moldar. Mesmo com a tecnologia de hoje, as características inerentes do metal proíbem projetos ou formas complexas de peças, como curvas compostas ou projetos de fluidos, tanto a partir de uma capacidade material quanto de uma limitação de custo.

A moldagem de uma peça metálica pode exigir o trabalho, a soldagem, a moagem, o retrabalho ou a flexão em cada peça individual produzida para atingir as especificações de projeto e a aparência desejada. Além de aumentar consideravelmente a produção e os prazos de entrega, conforme mencionado acima, à medida que a complexidade do design da peça aumenta, o custo parcial aumenta a uma taxa exponencial.

Acrílico comparado com o metal

Voltar

Artigos por datas

Orçamento

Gostou dos nossos produtos? Então faça uma cotação online, sem compromisso. É rápido e fácil.

Fazer cotação
UA-50120507-1